Sabe aqueles dias que precisamos de algo saudavelmente guloso mas sem trabalho praticamente nenhum? Esta receita é um perfeito exemplo disso, principalmente porque consegue a versatilidade de servir para qualquer refeição do dia, seja pequeno-almoço, almoço ou jantar. É perfeito, não é?
Ou então, caso seja aquela pessoa que está numa fase de querer substituir ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal, esta receita é igualmente perfeita para si, pois este prato é uma espécie de substituição dos ovos mexidos, com a enorme vantagem de não apresentar gordura saturada, mantendo valores proteicos de qualidade. Ficou curiosa(o)? 🙂
Método de confeção:
Organizar os ingredientes, sabendo que pode sempre adaptar/alterar mediante o que tem no frigorífico.
A quantidade de tofu deverá ser gerida pelo número de pessoas a comer, ou pela quantidade de refeições que pretende confecionar. 400 grs darão para 3 ou 4 refeições singulares, ou um almoço para 2 pessoas que comem bem, e ainda sobra.
Numa taça, desfaça a barra de tofu com as mãos e reserve.
Corte a cebola em meia-luas com corte fino, e as cenouras em kimpira, ou seja, corte “juliana”.
Corte o alho francês, em rodelas fininhas. Eu pessoalmente e para esta receita, gosto de dar primeiro um corte na vertical e só depois cortar às rodelas, ficando um espécie de “meia-luas” fininhas.
Separe 1 “mão” de coentros ou salsa, lave, pique e reserve.
Num Wok, e já com o fogão ligado, coloque um fio de óleo de sésamo, e adicione os vegetais e o alho. Eu utilizei alho fresco, mas pode ser seco ou mesmo moído. Acrescente um pouco de shoyu ou, caso não tenha, uma pitada de sal marinho grosso. Eu gosto de adicionar o shoyu, já atribuindo o sabor salgado à receita.
Com 2 utensílios de pau, sejam colheres ou espátulas pequenas, envolva delicadamente os ingredientes, e já tendo ativado a energia do fogo, adicione a curcuma, as sementes (opcional), baixe o fogão para uma chama mínima, tape o Wok e deixe os ingredientes libertarem o seu sumo natural. Neste caso, não será necessário adicionar água à cozedura. No entanto, convém observar e ir mexendo, pois não deve chegar à fritura. Em mais ou menos 10 a 15 minutos, estará pronto!
No final, adicione e envolva os coentros (ou a salsa) para dar frescura ao prato. Estará pronto a saborear. 😉
Nota 1: Com pão serve perfeitamente um pequeno-almoço, sendo uma excelente opção proteica. Com um cereal integral, quer seja arroz integral, cevada, bulgur… serve um almoço ou jantar, bastando complementar com vegetais escaldados, ou uma salada prensada, ou pickles ex: chucrute.