Esta semana, aqui na Região Autónoma da Madeira (ilhas da Madeira e Porto Santo) são retomadas todas as atividades extra curriculares em regime presencial. Isso significa mais horas fora de casa, portanto, maior planeamento de lanches ou snacks para as crianças e jovens. Daí a minha escolha de receita para esta semana.
Esta receita faz parte de um livro oferecido ao meu filho, por uma amiguinha, num dos seus aniversários “O pequeno Príncipe – O meu livro de receitas de bolachas”. Ele simplesmente adora o livro, apesar de não poder comer nenhuma das receitas publicadas originalmente, porque é alérgico a ovos, leite e outros tantos ingredientes. No entanto, com a idade, e porque de vez em quando “namorava” o livro, resolveu pedir-me ajuda para a confeção de alguns dos biscoitos e/ou bolachas e responsabilizou-se por fazer as devidas adaptações (com a minha supervisão, naturalmente).
Esta receita foi a última adaptada e ficou incrivelmente interessante. Decidi partilhar porque é uma alternativa mais equilibrada de bolachas com a maravilhosa vantagem de levar as crianças para a cozinha e colaborar na confeção. 🙂
A preparação foi feita na bimby para facilitar a mistura dos ingredientes, porque a “criança” queria fazer tudo sozinha e não estava a conseguir manter o envolvimento dos ingredientes de modo a criar uma massa homogénea. Mais alguém reconhece a impaciência infanto-juvenil? 🙂
Método de confeção:
Numa pequena taça, hidrate a linhaça em um pouco de água, envolva e reserve.
Pré-aqueça o forno a 160º ou 170º C.
Numa taça grande coloque a farinha, a manteiga amolecida e a geleia de arroz. Envolva ligeiramente e adicione a linhaça, a raspa e o sumo do limão e a canela.
Com uma colher de pau, envolva muito bem até obter uma massa homogénea. (No nosso caso, foi neste momento que a impaciência começou e a mãe salvou o filho, passando tudo para o copo da Bimby e programando uns 15 a 20 segundos na velocidade 5).
Estenda a massa numa superfície de trabalho, polvilhada com farinha, até ter uma espessura de 1/2 centímetro. Eu tinha acabado de receber o tapete de trabalho da Tupperware e quis experimentar. Adorei porque não necessitei de utilizar farinha para polvilhar, e as bolachas nunca ficaram agarradas à superfície (recomendo) 😉
Recorte várias figuras de massa e coloque-as nos tabuleiros de ir ao forno, forrados com papel vegetal. A escolha de estrelas e meias-luas foi dele.
Leve as bolachas ao forno durante 10 a 15 minutos, até estarem douradas.
Depois é só deixar arrefecer, guardar em caixas e salvar alguns lanches ;).
Nota 1: como sempre há margem para as devidas adaptações. A farinha pode ser de trigo; eu em casa utilizo sempre de espelta, quer seja para pão, quer seja para doçaria. O adoçante também pode ser outro a gosto.
Nota 2: a linhaça funciona como substituto ao ovo. Portanto, 1 ovo corresponde a 1 colher de sopa de linhaça, que deve ser sempre hidratada em água.